Os projetos vinculados ao PDBFF são classificados em três categorias:

  • Projetos de Longa Duração: Projetos de monitoramento das consequências e efeitos associados ao processo de fragmentacao florestal e levantamento e monitoramento da biodiversidade em ambientes de florestas contínuas, florestas fragmentadas, florestas secundárias e igarapés dentre outros são considerados projetos de longa duração. Muitos desses projetos foram iniciados antes do processo de fragmentação florestal ter começado no início dos anos 1980 ou depois, mas que contam com grandes séries temporais. Projetos de longa duração são geralmente coordenados por pesquisadores. Uma descrição mais detalhada pode ser encontrada na página Monitoramento da biodiversidade com links pelos diferentes projetos.

 

  • Projetos de Média Duração: Em geral, projetos de média duração são projetos de pesquisadores colaboradores ou de pós-doutorandos que procuram responder perguntas científicas mais pontuais ou vinculadas a um período menor de tempo. Tais projetos são melhores informados na página Pós-docs e eventuais colaboradores.

 

  • Projetos de Curta Duração: Projetos de alunos de diferentes programas de pós-graduação, tanto de mestrado como de doutorado e eventualmente alunos de graduação que desenvolvem seus projetos no âmbito do PDBFF são categorizados como projetos de curta duração. Monografias, dissertações e teses são produzidas pelos respectivos alunos desde o início das atividades do PDBFF. Veja mais detalhes em graduação, mestrado ou doutorado.