Acampamento KM 41 - O acampamento do KM 41 fica dentro de uma área de floresta contínua na borda leste da Fazenda Esteio e dá apoio para quem desenvolve pesquisa na área considerada a grande área controle do PDBFF. A via de acesso ao acampamento é pela estrada vicinal ZF - 03, que inicia no km 63 da BR-174. Não por coincidência a entrada para o acampamento fica no km 41 dessa estrada e obviamente deu a origem ao nome da reserva e ao acampamento. Não é possível chegar com os veículos até o acampamento. Do local de chegada ao km 41, há um sítio para estacionar os veículos e um pequeno abrigo para ajudar na logística e dinâmica dos trabalhos. Os veículos não tem acesso ao acampamento. No ponto de chegada encontra-se uma trilha de acesso descendente de cerca de 600 m que leva ao acampamento. No acampamento há três dormitórios, local de triagem de material (laboratório), cozinha, banheiros e uma pequena casa de apoio. O acampamento fica na margem de uma junção de dois igarapés que facilita a captação de água e as atividades do dia-a-dia de seus visitantes.


KM 41 - Reserva de 1000 ha


1501 - Estabelecida em agosto de 1984. Reserva de floresta contínua. Quase toda a reserva possui um sistema de trilhas que a corta a cada 100 m de norte-sul e de leste-oeste, formando uma grande grade. Nem todas as trilhas recebem manutenção periódica, apenas as mais utilizadas foram os grandes eixos de acesso às diversas áreas de estudos. Desde o início, a área foi planejada para ser uma grande área controle para definir bases de comparação com os estudos feitos nos fragmentos florestais e também como base para entender as associações e funcionamento de sistemas naturais sem grandes intervenções humanas.

Características: O sistema de trilhas revela diferentes topografias, de platôs, passando a declives suaves até íngremes. Os tipos de floresta também variam e diferentes fisionomias podem ser encontradas. Diversos igarapés podem ser encontrados e pelo menos dois pequenos lagos com vegetação diferenciada. Possível área com "terra preta de índio". Alguma história remota de exploração de seringa e caça.