Acampamento KM 37 - O acampamento do KM 37 fica dentro de uma área de floresta contínua na porção final mais ao leste da Fazenda Esteio e dá apoio para quem desenvolve suas pesquisas na reserva do KM 37 e nas reservas do KM 34. O acampamento foi o último a ser construído, no início da década de 2000 para dar apoio às atividades de inventário botânico e monitoramento florestal da reserva do KM 37. A via de acesso ao acampamento é pela estrada vicinal ZF - 03, que inicia no km 63 da BR-174. Não por coincidência a entrada para o acampamento fica no km 37 dessa estrada e obviamente que deu a origem ao nome da reserva e ao acampamento. Não é possível chegar com os veículos até o acampamento. Do local de chegada ao km 37, há uma trilha de acesso de cerca de 500 m que leva ao acampamento. O acampamento conta com dois dormitórios, local de triagem de material (laboratório), cozinha, banheiros e está localizado em um baixio ao lado de um igarapé, no qual é coletado água para uso geral. Uma trilha leva a uma parcela permanente de 25 ha, que por sua vez está localizada entre o acampamento e o sistema de trilhas da reserva ao lado, chamada KM 41. O acesso dessa reserva pode ser feita por ambos os lados, mas ela fica mais próxima (25 minutos de caminhada) do acampamento do KM 37.  

Reserva do KM 37 - reserva de 25 ha.

Uma reserva de 25 ha que foi estabelecida no início da década de 2000 com um intuito original de realizar um inventário florestal de todas as árvores acima de 1 cm de DAP (diâmetro à altura do peito) e acompanhar/monitorar a dinâmica florestal desse trecho de floresta de terra firme contínua da Amazônia Central. A reserva não recebe nenhuma influência das consequências do processo de fragmentação florestal e pode ser considerada, conforme a conveniência, também como uma área controle. Como o acompanhamento florestal nessa reserva é feito em árvores pequenas, de 1 cm de DAP para cima, procura-se intervir o mínimo necessário nessa reserva, limitando a realização de algumas pesquisas que possam apresentar alguma interferência.

 

Reservas do KM 34 - o complexo de reservas denominadas KM 34 possue cinco reservas (2 de 1 ha, 2 de 10 ha e 1 de 100 ha) que nunca foram isoladas. Como o nome sugere, a entrada que dá acesso às reservas está localizado no km 34 da estrada vicinal da ZF-03. Não há facilidades que permitam ficar nessas áres por longos períodos e pessoas interessadas nessas áreas usam as facilidades do acampamento do KM 37.

Dados coletados nessas reservas podem ser considerados resultados de áreas controle, caso o objetivo do trabalho seja comparativo entre florestas fragmentadas e contínuas. 

 

Reservas de 1 ha

1105 - Estabelecida em abril de 1980 e nunca isolada.

Características: um platô na sua maior parte. O canto nordeste da reserva desce em direção ao início do vale de um igarapé.

1109 - Estabelecida em abril de 1981 e nunca foi isolada.

Características: relevo suave.

 

Reservas de 10 ha


1204 - Estabelecida em junho de 1980 e nunca isolada.

Características: topografia variada, plana no sudoeste e na borda oeste. Um vale formado por um igarapé seco da origem a uma suave inclinação de sudoeste a nordeste através da reserva. Na borda norte se encontra uma vegetação extremamente densa e no canto nordeste um extenso trecho comp predominância de bambu.

1205 - Estabelecida em setembro de 1980 e nunca isolada.

Características: possui a drenagem de uma cabeceira de igarapé, curvando-se pela reserva a partir do canto sudoeste, indo pelo leste, norte e depois de volta ao oeste, deixando a reserva no canto noroeste. O declive para o igarapé vindo do lado leste é muito íngreme. Possui solo particularmente arenoso onde não tem muito acumulo de serapilheira. 


Reservas 100 ha

1302 - Estabelecida em julho de 1980 e nunca isolada.

Características: drenagem de uma cabeceira de igarapé com três ramos. Vales bem profundo. Um platô bastante alto na porção meridional central e área pantanosa larga com muitos buritis (Mauritia flexuosa) onde um igarapé sai da reserva no canto noroeste. Grande diversidade de habitats.