As características das palmeiras diferem das outras árvores tropicas de muitas maneiras. Em um novo e importante estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Uppsala e Universidade de Campinas, foi pesquisado quantas palmeiras existem de fato nas florestas tropicais ao redor do mundo. O estudo mostra que é importante incluir a proporção de palmeiras nos cálculos do potencial armazenamento de carbono das florestas e nas estimativas da sensibilidade das áreas florestadas às mudanças climáticas.

As palmeiras são plantas icônicas da floresta tropical. No entanto, as imagens de cartão postal com coqueiros balançando sobre as praias de areia branca não capturam a impressionante diversidade de palmeiras e sua importância para os seres humanos e os ecossistemas. Existem mais de 2.500 espécies de palmeiras e muitas são usadas pelos seres humanos para alimentação, abrigo, remédios e artesanato. Palmeiras podem ser totalmente dominantes e formar monoculturas naturais. As palmeiras estão entre as espécies arbóreas mais comuns da floresta amazônica, mas em algumas áreas tropicais elas são incomuns ou conspicuamente ausentes.

Antes, a variação no número de palmeiras entre regiões tropicais não havia sido quantificada. Agora, um estudo liderado por Bob Muscarella, da Universidade de Uppsala, na Suécia, e Thaise Emilio, da Universidade de Campinas, no Brasil, fez a primeira avaliação global de seus números. Mais de 200 co-autores de 48 países contribuíram para o artigo científico.

"Para entender melhor as florestas tropicais e reduzir a incerteza sobre o balanço de carbono nesses ecossistemas durante as mudanças climáticas, resumimos dados para mostrar como o número de palmeiras varia em todo o mundo em comparação com outras espécies de árvores", diz Muscarella.

Com base nas redes existentes de parcelas florestais (incluindo forestplots.net, PPBio, Rainfor, AfriTRON), os pesquisadores compilaram um enorme banco de dados de 2.548 parcelas e depois quantificaram o número de palmeiras em relação a outras espécies de árvores nas parcelas de amostra.

Os resultados do estudo mostram que nas florestas tropicais neotropicais (como a Amazônia), as palmeiras são cinco vezes mais numerosas do que em florestas asiáticas e africanas comparáveis. Sabe-se que muitas palmeiras preferem terrenos com um bom suprimento de água subterrânea, e o novo estudo confirmou que as palmeiras eram mais abundantes em áreas mais úmidas, com solos menos férteis e lençol freático mais raso.

As florestas tropicais são frequentemente vistas como sinônimo de biodiversidade. No entanto, essa diversidade não é distribuída uniformemente, e a maioria das plantas em uma determinada área pertence a apenas um punhado de espécies. Metade da biomassa total na floresta amazônica é distribuída entre menos de 300 espécies de árvores - incluindo várias espécies de palmeiras.

"Compreender as espécies dominantes nas florestas tropicais é crucial para reconhecer como essas florestas funcionam e quão vulneráveis elas serão em relação a distúrbios e mudanças climáticas no futuro", diz Muscarella.

Sendo monocotiledôneas (plantas cuja semente produz apenas uma primeira folha, ou cotilédone), as palmeiras estão parentes mais próximos das gramas do que das demais árvores dos trópicos, por exemplo. As palmeiras diferem, portanto, de muitas maneiras fundamentais, em anatomia e fisiologia, de outras árvores tropicais. Essas diferenças podem ter muitas implicações quando se trata de estimar a captação e armazenamento (seqüestro) de carbono em florestas tropicais, bem como sua resiliência às mudanças climáticas. O novo estudo fornece conhecimento com uma relevância vital para novas pesquisas sobre esses dois aspectos.

A impressionante abundância de palmeiras não surpreende os pesquisadores de florestas tropicais. Dias de trabalho podem ser necessários para medir todas as palmeiras de um único hectare no meio da Amazônia, por exemplo. No entanto, uma representação justa das palmeiras nos estudos do funcionamento das florestas tropicais e seu destino ainda está por vir. Mostrar onde e quando as palmeiras devem ser consideradas pode ser a principal contribuição do nosso novo estudo. ” Emilio diz.

Para obter mais informações, entre em contato com Robert Muscarella, professor sênior do Departamento de Ecologia e Genética da Universidade de Uppsala, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., tel. + 46 72 514 30 07.

The Global Abundance of Tree Palms, Global Ecology and Biogeography. DOI: 10.1111/geb.13123