Imprimir

Recentemente, a doutoranda Giulliana Appel (Ecologia - INPA) e colaboradores publicaram, na Animal Conservation, o artigo intitulado "Habitat disturbance trumps moonlight effects on the activity of tropical insectivorous bats".
Nesse estudo que foi desenvolvido no Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), a pesquisadora investigou como a intensidade do luar influencia a atividade temporal de morcegos que capturam insetos durante o voo em diferentes ambientes onde ocorrem. Para isso, a doutoranda utilizou gravações de ultrassom feitas por Adrià López- Baucells e colaboradores entre 2011 e 2013 (figura 1).

Giulliana e colaboradores viram que a atividade dos morcegos insetívoros aéreos está mais relacionada ao tipo de distúrbio que ocorreu no ambiente do que ao efeito da lua. A floresta secundária, por exemplo, possui baixa atividade de morcegos insetívoros aéreos, enquanto nos fragmentos florestais apenas duas espécies de morcegos são menos ativas quando comparados com a floresta contínua. Mesmo que a floresta secundária já contasse com 30 anos de regeneração à época da coleta de dados, esse tipo de ambiente ainda se mostrou pouco atrativo para essa guilda de morcegos.
No entanto, os pesquisadores registraram que a maioria das espécies de morcegos insetívoros aéreos tem menor atividade nas noites claras em fragmentos, provavelmente porque o risco de predação na borda destes fragmentos florestais menores é maior nestas noites. Espécies que emitem som em uma frequência constante como Pteronotus alitonus e Pteronotus rubiginosus (veja figuras 2 e 3, respectivamente) são as que mais modulam suas
atividades de acordo com o distúrbio do habitat e com a luminosidade da lua.
Os autores chamam a atenção para o fato de que a baixa atividade destes morcegos nas florestas alteradas, devido ao desmatamento e fragmentação florestal, afeta diretamente o serviço ecossistêmico de controle de insetos. Esse efeito pode ser ainda mais acentuado quanto menor for o fragmento florestal.
O artigo acima referido é a publicação de número 813 da Série Técnica de publicações do Grupo de Pesquisa PDBFF. Para sua apreciação, o artigo segue anexado. Para dúvidas e informações, contatar Giulliana Appel em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Appel, G.; López-Baucells, A.; Rocha, R.; Meyer, C. F. C. & Bobrowiec, P. E. D. 2021. Habitat disturbance trumps moonlight effects on the activity of tropical insectivorous bats. Animal Conservation. doi: 10.1111/acv.12706.

Acessos: 83