O Dr. Ricardo Spaniol, formado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRGS com parte das pesquisas de campo desenvolvida na ARIE PDBFF e com apoio de campo do Programa Thomas Lovejoy recebeu recentemente um destaque na capa do jornal O Globo. A reportagem se referiu ao artigo intitulado "Discolouring the Amazon Rainforest: how deforestation is affecting butterfly coloration", publicado na Biodiversity and Conservation e feito em colaboração entre cientistas brasileiros e estrangeiros. Acesse aqui a reportagem https://oglobo.globo.com/sociedade/meio-ambiente/amazonia-sem-cor-com-desmatamento-borboletas-coloridas-dao-lugar-as-pardas-cinzentas-24997680.

No artigo, o Dr. Spaniol e colaboradores demonstram que em áreas da floresta Amazônica com históricos de desmatamento, a composição de espécies e cores em borboletas mudou significativamente em comparação com locais preservados. Segundo o Dr. Spaniol, a diversidade das cores é muito menor em locais abertos e desprovidos de cobertura florestal.

Em um outro contexto, a jornalista Eliane Brum também faz alusão ao trabalho do Dr. Spaniol em uma de suas crônicas publicadas no jornal espanhol El País. Em um texto emocionante e contundente sobre a realidade pandêmica em que vivemos atualmente, Eliane faz um paralelo entre o desaparecimento das borboletas coloridas e as políticas ambiental e social destrutivas da atualidade. Para acessar é só clicar aqui https://brasil.elpais.com/opiniao/2021-05-05/maria-preciso-te-contar-sobre-bolsonaro-o-fazedor-de-orfaos.html.

Na ocasião da publicação do artigo, divulgamos um press release e o próprio artigo. Em todo caso, segue novamente ambos os documentos anexados.

Acessos: 45